Como ajudar seu filho a desenvolver o hábito da leitura

Olá,Preciosos!
Hoje vamos falar sobre incentivo à leitura.Você mamãe que sabe a importância desse hábito,comece a incentivar sua criança.Separei algumas coleções indicadas para essa faixa etária,elas são bem atrativas..Vamos?!


COLEÇÃO PEQUENOS LEITORES - GRANDES CLÁSSICOS DA LITERATURA MUNDIAL - EDITORA NOVA FRONTEIRA


São três livros bem ilustrados e com um linguajar de fácil entendimento.Esse é indicado para crianças até 6 anos.

Clássicos da literatura brasileira em quadrinhos

Esses são meus prediletos,eles preparam as crianças para aquela fase (chata) que é a leitura obrigatória de algumas obras.

    Os quadrinhos ficaram mundialmente conhecidos por dar vida a alguns dos super-heróis mais famosos do mundo, como Batman, Homem-Aranha e Super-Homem, mas se engana quem acha que esse gênero se limita apenas a esses personagens. Os tradicionais clássicos da literatura brasileira, comumente cobrados na maioria dos vestibulares do País, também ganharam versões em gibis.
    Histórias com mais de 100 anos de existência voltam às prateleiras das livrarias com linguagem mais moderna e maior apelo visual. Entre as obras lançadas nós últimos dois anos estão, O guarani, de José de Alencar, O Alienista, de Machado de Assis e o Cortiço, de Aluízio Azevedo. A novidade desse ano fica com Memórias de um Sargento de Milícias, que chegou ao mercado para completar a linha de Clássicos Brasileiros em HQ da editora Ática.
    Até que ponto, porém, essas adaptações podem ajudar aqueles que enfrentarão a maratona de provas para o ingresso no Ensino Superior? Embora muitos educadores reconheçam a importância da convergência do conteúdo de obras clássicas para os quadrinhos, sua leitura não pode ser exclusiva, como explica Vera Tietzmann, pesquisadora de literatura brasileira da UFG (Universidade Federal de Goiás). Segundo ela, o processo de transição do livro para o gibi resulta em grandes perdas. "O leitor perde a linguagem que foi pensada para o tema, além de deixar de entender o contexto por trás da obra", diz a professora.
    Outro fator que distancia o aluno do original, na opinião de Vera, é a imagem, que funciona como uma inibidora de imaginação. "Tudo já está mastigado, não é preciso buscar pistas nas entrelinhas", explica ela. Para a pesquisadora, nada substitui a leitura pausada de um livro. Ela compara filmes baseados em livros, que como os quadrinhos, não passam de adaptações. Ainda sim, a pesquisadora reconhece o potencial dessas versões como um incentivo à leitura do original. "Ela deve funcionar como trampolim para a busca de mais informações, e não como fim", declara Vera.
  José de Arimathéia, doutor em linguagem da UEL (Universidade Estadual de Londrina), partilha da mesma opinião de Vera e cita sua própria experiência para justificar o poder de influencia que os quadrinhos têm. "Na década de 80, li Hamlet e Moby Dick em quadrinhos", relembra ele. Ele assegura que essas leituras o impulsionaram a ir atrás dos originais, além de buscar outras versões literárias dos clássicos. "Os quadrinhos, assim como versões cinematográficas, não possuem todos os detalhes de uma obra, mas servem como aperitivo", assegura Arimathéia.
   Porém, a mudança de uma obra na releitura, de acordo com Arimathéia, é inevitável, principalmente pelas diferentes características das mídias. "Não há perda, e sim a troca de linguagem", garante ele. Para Sidney Gusman, editor do site de quadrinhos Universo HQ, as adaptações favorecem a leitura de obras densas. "As pessoas podem optar por diferentes versões do mesmo gênero e da mesma obra. O que beneficia as preferências pessoais e amplia as oportunidades de aprendizagem", aponta ele.
Independente da linguagem adotada, Arimathéia defende a importância da leitura continuada. "Quem não lê, não lê nada. Quem lê, lê de tudo", resume o professor da UEL. O potencial dos quadrinhos para o desenvolvimento dos estudantes também foi destacado por Jorge Miguel, diretor acadêmico do processo seletivo da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). De acordo com ele, inclusive para aqueles que estão em fase de vestibular. "Sempre que os vestibulandos leem algo, eles aprendem. E as imagens, feições e textos das HQs auxiliam ainda mais nesse processo de aprendizado", aposta ele.
    Processo de aprendizagem que pode ir além. As novas versões dos clássicos da literatura brasileira também auxiliam os estudantes a compreender o enredo original. É o que diz Ivan Jaf, roteirista da adaptação do livro Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida. "Muitas vezes, os alunos não se interessam pelas obras por causa da difícil leitura, que ainda mantém estilos do século retrasado", diz ele, que acredita ainda que muitos desistem no meio da leitura por falta de compreensão. É por isso que Jaf prioriza o enredo em suas adaptações. "Ponto de partida para quem quiser se aprofundar ainda mais no original", explica ele.



Vestibular

    Mesmo ao reconhecer esse potencial, Miguel acredita que o quadrinho não terá espaço nos vestibulares, tampouco substituirá os grandes clássicos. "O livro pode até possuir uma história banal, mas é a linguagem e a montagem do texto que fazem a obra se tornar tão importante", garante o professor, que aponta a inexistência dessa complexidade nas histórias em quadrinhos. "Se até mesmo a tradução da obra perde muito da sua característica, imagina a adaptação para uma mídia totalmente diferente?", questiona ele.
Perda que para Vera também está relacionada à velocidade da informação. Segundo a pesquisadora da UFG, existem estudos que comprovam que a leitura na tela não é tão proveitosa quanto nas páginas. "Os próprios quadrinhos, que são vendidos ao lado dos jornais, também carregam o peso dessa transição rápida", exemplifica. Ela sugere a digestão da obra. "Para ser proveitosa, a leitura não pode ser descartada da mesma maneira como fazemos com tudo. É preciso atentar aos detalhes. Detalhes que só existem nos originais", alerta Vera.
    A substituição dos clássicos pelas histórias em quadrinho não é encarada como solução nem mesmo por Jaf. "A HQ não veio para substituir a obra original. Serve como complemento para quem já leu ou ponto de partida para os primeiros interessados", destaca o roterista. A solução proposta por Vera pode vir da discussão dos dois produtos. "Os professores deveriam propor a leitura do quadrinho e do original e fazer uma análise crítica sobre o tema e as mudanças utilizadas", orienta ela. "Essa é uma maneira de estimular a leitura, de se preparar para o vestibular e de aguçar o senso crítico", explica a pesquisadora.

Fonte: http://www.universia.com.br/preuniversitario/materia.jsp?materia=19642


                               Boa Leitura :*






Trechos do livro Capitivated By You - Crossfire 4,Sylvia Day

Lendo apenas os trechos,já vi que estou apaixonada pelo 4 livro,também...

Conteúdo retirado da página Série Crossfire Brasil

5º Trecho


4º Trecho
"Gideon me chama de seu anjo, mas ele é o milagre em minha vida. Meu belo e ferido guerreiro, tão determinado a matar meus demônios enquanto se recusa a enfrentar os seus próprios.

Os votos que trocamos deveriam ter nos unido mais firmemente do que sangue e carne. Em vez disso, eles abriram velhas feridas, expondo dor e inseguranças, e atríram amargos inimigos das sombras. Eu o sinto escorregar da minha mão, meus maiores medos se tornando minha realidade, meu amor testado de uma maneira que eu não tinha certeza de que era forte o suficiente para suportar.

No momento mais brilhante de nossas vidas, a escuridão de seu passado invadia e ameaçava tudo o que trabalhamos tão duro para ter. Enfrentamos uma terrível escolha: a segurança familiar das vidas que nós tínhamos ou lutar por um futuro que subitamente parecia um sonho impossível e sem esperança."

3º Trecho
 Traduzindo por Gabriela Álves


"Me chame para ir com você ", disse Gideon.

Foi tão difícil dizer não a ele. Eu sabia que ele odiava a ideia de estar separado de mim por uma semana inteira. Eu odiava isso também. E era muito pior, sabendo que ele iria se preocupar e ficar infeliz o tempo todo.

Meu sorriso desapareceu. "Eu não posso. Se eu vou começar a dizer às pessoas que estamos casados, eu tenho que começar por Cary, e eu não posso fazer isso com você por perto. Eu não quero que ele se sinta como se estivesse do lado de fora de uma vida que eu estou criando com você. "

"Eu não quero estar do lado de fora também."

Liguei meus dedos com os dele, tentando transmitir a ele como conectado estávamos e sempre seriamos. "Passar um tempo privado com os amigos não nos faz menos de um casal."

"Eu prefiro passar o tempo com você. Você é a pessoa mais interessante que eu conheço."

Suas palavras, ditas assim diretamente, me deixaram cambaleando. De todas as coisas que ele
poderia dizer para mim... Todas as maneiras que ele poderia me dizer que me amava... Essa era a melhor de todas.

Superando isso, eu levantei minha saia e montei no seu colo antes de eu perceber o que eu estava fazendo. Colocando seu rosto em minhas mãos, eu o beijei desesperadamente, a necessidade de mostrar-lhe como facilmente ele mexia comigo em todas as melhores maneiras.

Ele gemeu quando eu me afastei, flexionando os dedos possessivamente nas curvas das minhas nádegas. "Faça isso de novo."

"Eu estou tão quente por você agora", eu respirei , utilizando a ponta do meu polegar para esfregar brilho de seus lábios.

"Tudo bem. Eu estou bem com isso."

Eu ri e pura alegria me encheu quando ele sorriu de volta. "Eu me sinto tão incrível agora."

"Melhor do que quando estávamos no corredor?"

"É um tipo diferente de incrível." Meus dedos tocaram seus ombros. "Esse foi o melhor elogio, às. Especialmente vindo de Gideon Cross. Você encontra pessoas fascinantes a cada dia."

"E gostaria que elas fossem embora para que eu possa voltar para você todos os dias."

Meus olhos ardiam com lágrimas. Ele me fazia sentir assim... Estimada. "Deus, eu te amo. Tanto que dói."

Abracei -o com força e peguei um tremor em seu abraço que me disse o quanto eu o afetava, também. Eu queria que ele sentisse amor o tempo todo, em tudo ao seu redor. Ele merecia. Precisava.

"Eu quero que você faça algo para mim", eu murmurei.

"Qualquer coisa. Tudo”.

Sorri contra sua bochecha. "Vamos ter uma festa."

"Ótimo. Eu coordeno o ritmo."

Puxando para trás, eu empurrei seu ombro. "Não é esse tipo de festa, safado."

Ele suspirou. "Chatice."

O pensamento de ser contido me deixou nervoso, mas isso não ia me impedir de dar o meu melhor em tornar realidade, as fantasias de Gideon.

Eu dei-lhe um sorriso malicioso. "Que tal eu lhe prometer um “ritmo” em troca da festa?"

"Ah, agora estamos falando." Ele se acomodou com um sorriso indulgente. "Diga- me o que você tem em mente."

"Bebidas e amigos, os seus e os meus."
"Tudo bem." Seus olhos ganharam um brilho calculista. "Eu vou lhe dar sua bebida e amigos, e levar-lhe para uma rapidinha em um canto escuro em algum lugar durante a festa."

Engoli em seco. Ele sabia como chegar até mim, sabia o quanto eu queria ele quando estava relaxado e se divertindo, o quanto eu queria fazer valer meu direito sobre ele, da maneira mais imediata e primal possível.

"Você dirige um negócio duro”, eu disse.

"Exatamente minha intenção."

"Ok, então." Eu lambi meus lábios. "Nos vemos em nossa rapidinha, e agora eu lhe dou um boquete.”

Suas sobrancelhas se levantaram. “Vestida", ele respondeu.

Eu cantarolava baixinho em desacordo. "Eu acho que você precisa rever seus conceitos, Sr. Cross."

"Eu acho que você vai precisar trabalhar mais para me convencer, Sra. Cross.”

1º Trecho/2º Trecho

" Eu não penso em nada além de você.O dia todo,todos os dias.Tudo que faço é pensando em você"

Infelizmente ainda não há previsão do lançamento...Para dar uma acalmada na sua mente...

Boa Leitura :*



Mulheres que enfrentam a depressão - Lauren Dockett

     Bem,Preciosos...O livro de hoje mudou minha vida.Foi escrito por Lauren Dockett,o nome dele é Mulheres que enfrentam a depressão.
     Eu indico a pessoas que estão em dúvida se tem depressão ou alguém que queira saber mais sobre essa doença(Sim,é doença! Não medo de enfrentar a vida,vitimismo ou covardia!).Se você está desiludido,sem ânimo e isso tem te deixado preocupado ou mesmo desconfortável,POR FAVOOOR,LEIAA!
 
    São trinta depoimentos tocantes.O que mais me sensibilizou foi de uma moça que estava no ensino médio,sabia  da depressão,mas escondia.Se mostrava alegre,divertida,nem os amigos nem a família suspeitavam.Em um de seus relatos ela conta sobre o suicídio de uma colega e lamenta o fato de ser tão inútil a ponto de não saber arquitetar uma morte rápida e indolor.
  É impressionante,mulheres lindas e inteligentes de todas as idades,cada uma dela apresenta sintomas peculiares,sentimentos que eu jamais imaginei ter qualquer relação com a depressão.
  A autora também fala sobre o histórico da doença e como outros povos veem tal problema.Em países asiáticos a depressão é vista como algo bom,acreditam?
   Ps: No fim do post vocês verão que preparei uma junção de fontes sobre o assunto,eu particularmente gosto de ler muito sobre!

  VAMOS AO LIVROOOOOO!

Capa,brochura.(Se você é homem,não se preocupe,esse livro também te deixará bem instruído sobre o assunto.)

Parte de trás do livro..

Primeira orelha...


Segunda orelha...

Uma parte do depoimento da Mel...


Carol...

EXTRAS

Vídeo esclarecedor...


Depoimento de uma moça que venceu a depressão...A sensação é realmente essa..

Boa leitura! :*







Diário do diabo - Nicholas D.Satan

Preciosos,esse é um dos meus livros prediletos!
Escrito por Nicholas D.Santan,Diário do diabo é uma sátira genial(ele tem "Satan" no nome).O autor elaborou um diário com as principais datas da História,nele é possível ver como o "tinhoso" se sentiu durante todo esse tempo.Ao contrário do que muitos pensam,esse livro NÃO FAZ APOLOGIA AO DEMÔNIO,apenas aborda de uma forma bem humorada o outro ponto de vista.
   Se você é extremamente religioso e não pode nem ouvir o nome "diabo",então não leia,pois não verá humor nenhum,mas se você não tem esse tipo de problema(Parabéns,eu também não tenho *-*) vai adorar,é suuuper engraçado,principalmente o início, cheio de estratégias para criar um novo reino..Tudo bem planejado,você ficará deslumbrado em saber como o "capeta" é organizado(mais que eu #triste)!


Capa.Esses detalhes envelhecidos foram estampados no preto pra dar uma impressão de velho.


Lombada

O contrato que é fixado na Contracapa  #Criatividade1000

Miolo dourado

Detalhe da página..As páginas são de papel revista *_*


Boa Leitura :*


Amigo Secreto - Sylvia Day


    Preciosos,gostaria de mostrar a vocês o novo livro da Sylvia Day(Não,não é o 4 volume Crossfire )
Autora de livros eróticos(adoro muito),a autora inovou ao escrever um romance com clima de natal. “Amigo Secreto” é uma,ou melhor,duas histórias picantes e cheias de detalhes perfeitamente encaixados.

  Capa luxuosa,bem pensada!Esse corselet dourado e o fundo vermelho com detalhes em renda foram de um bom gosto incomparável! #Fascinada


Detalhe na Lombada,fiquei apaixonada por essas escritas douradas.





Essa contracapa cor-de-rosa deu um toque feminino ao livro...



Parte de trás do livro,com um resuminho básico da primeira história.


Segunda história...

                                                                         Boa leitura! :*





Friends

Translate

Followers

Search